Sábado, 4 de Julho de 2015
Lisboa é "deslumbrante", é "otra cosa", é capa do suplemento de viagens do El País

"A Lisboa não se vem ver, vem-se viver", diz-se no ‘El Viajero’. Entre muitos encantos, listam-se 30 dicas para tabernas, miradouros e... sítios "quase sem turistas".

06 Lisboa.jpg

O cartão-de-visita não poderia ter sido melhor escolhido: na capa desta sexta-feira do El Viajero" (e no site), dois turistas admiram o pôr-do-sol com toda a Lisboa à proa a partir daquele que é um dos mais belos miradouros da cidade, o da Senhora do Monte, na Graça.

 

Uma imagem que sublinha ideias como a de que Lisboa está a “receber a paixão que antes absorveu Berlim, com a queda do Muro, ou Barcelona, quando se levantou como olímpica”. “No caso de Lisboa, o viajante tem dúvidas de se está a cair ou se está a levantar", escreve-se, mas isso até pode ser uma "maravilhosa incerteza".

 

Do que tem mesmo certeza o jornalista Javier Martín, que assina o artigo no “El País, é que a capital “resiste milagrosamente ao transformismo turístico do fim-de-semana, que converteu tantas cidades em parques temáticos”. É que “Lisboa é outra coisa" (precisamente o título de capa da reportagem).

 

"A Lisboa não se vem ver, vem-se viver", lê-se no artigo de Martín – correspondente em Portugal com anos de experiência –, recheado de elogios e notas espirituosas. Assinalando o crescimento turístico da cidade, escreve-se que "franchisings e cadeias internacionais não puseram fim - ainda - a esta Lisboa de sonho; com o seu comércio à unidade e ao centímetro nem com as suas tabernas, onde a família proprietária se aguenta à frente e atrás do balcão. Aguentam-se porque - salvo incêndios e terramotos - Lisboa aguenta quase tudo". 

 

Ao longo de três páginas, o jornalista leva-nos a viajar pela cidade, procurando descobrir porque está crescentemente nos tops dos viajantes. Para além de tudo, uma grande mais-valia é a segurança: o viajante pode mover-se "entre uma segurança quase absoluta e a educada paciência dos habitantes" que, "apesar de tanta algaraviada, não se deixou contagiar pelas pressas". É que, constata, "o português é pouco dado a mudanças".

07 Lisboa.jpg

O passeio segue por conversas num dos melhores hostels do mundo, o Home Lisbon, com Paula Oliveira, directora-exectutiva do Turismo de Lisboa, ou com visitantes que acabaram por decidir tornar-se moradores, como Camila Watson, a fotógrafa responsável pela célebre série fotográfica de moradores de Alfama exposta pelas ruas do bairro. Isto, entre apontamentos que vão das igrejas às "santas paredes de Vhils", do "café da esquina e a ginjinha", ao "bife do Snob e o cortejo da Pensão Amor". 

 

Em complemento, a reportagem inclui 30 dicas para outras descobertas da cidade, entre dez locais para melhor admirar as vistas, dez tabernas e, especialmente, "dez sítios incríveis e (quase) sem turistas".

 

É esta lista que poderá surpreender muita gente mas não lhe faltam boas ideias. Nela, o jornalista inclui o Ateneu Comercial de Lisboa (nas Portas de Santo Antão), o Jardim Botânico Tropical (no largo dos Jerónimos), a Vila Berta (Graça), Campo de Ourique, a Capela de Santo Amaro (Alcântara), a Praça das Amoreiras (onde se encontra a Mãe d'Água), o Palácio Burnay (Alcântara, a escolha é também muito espanhola, já que foi embaixada de Espanha), o Jardim Bordallo Pinheiro (Campo Grande), o Cemitério dos Ingleses (Estrela) e o Museu Militar (Santa Apolónia).

 



publicado por Donna Viagem às 11:48
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
pesquisar
 
Julho 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


posts recentes

Americanos elegem Portuga...

Algarve tem 91 praias com...

Guardian coloca Conímbrig...

Porto é uma festa da nost...

Turismo: Lonely Planet de...

Guimarães é o quarto melh...

Relógio Monumental da Tor...

A “melhor estrada do mund...

Portugal tem duas das mel...

Rua Cor-de-Rosa” é uma da...

Lisboa é "deslumbrante", ...

Açores eleito como o “Des...

Cinco jardins portugueses...

Óbidos e Ericeira concorr...

Festival das Viagens 2015

Festival do Lagostim de R...

Valpaços volta a ser a ca...

Turismo evitou mais uma v...

Gastos de turistas estran...

Ribeira do Porto está nom...

Lisboa é a cidade europei...

Aeroporto Francisco Sá Ca...

Portugal tem oito dos mel...

Um dos transportes mais c...

Largo do Paço é o segundo...

Francesinha é um dos melh...

O ALGARVE É ÓTIMO MAS O P...

Lonely Planet destaca o P...

Marvão foi considerado o ...

Lisboa é o segundo melhor...

Um dos penhascos com melh...

Turistas deixam em Portug...

A biblioteca do Palácio N...

Os típicos azulejos Portu...

Portugal é o melhor pais ...

Açores entre os melhores ...

Porto tem uma das piscina...

Porto é o Destino a Visit...

Madeira é o melhor destin...

Hotelaria de Benidorm apo...

Monte Fuji (Japão) bate r...

Emirates entra no negócio...

Ocupação da Hotelaria do ...

Prémios internacionais pa...

Filme promocional do turi...

Accor anuncia mais 5 mil ...

Pullmantur vai operar 5 "...

Donna Viagem, Lda - Nova ...

Tarifa média da Ryanair s...

Algarve considerado “Best...

arquivos

Julho 2015

Abril 2015

Março 2015

Agosto 2013

Setembro 2012

Julho 2011

Janeiro 2011

Julho 2010

Abril 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

tags

todas as tags

favoritos

Benidorm | Verão 2017 | ...

links
subscrever feeds